Notícia Contábil

Receita aumenta segurança migrando acessos para portal Gov.br

10/10/2023


Receita aumenta segurança migrando acessos para portal Gov.br

A Receita Federal divulgou que a partir de 1º de novembro de 2023 vai aumentar a proteção aos dados e informações dos contribuintes, limitando o uso de código de acesso / senha para serviços digitais disponíveis no Centro de Atendimento Virtual (Portal e-Cac).

Os serviços restringidos passarão a ter acesso exclusivamente pela conta gov.br, com nível de confiabilidade prata ou ouro.

Cidadãos que, por algum motivo, não puderem elevar o nível de confiabilidade da conta na plataforma poderão solicitar o cadastramento de uma procuração digital. Para isso, pode acessar o link https://www.gov.br/pt-br/servicos/cadastrar-ou-cancelar-procuracao-para-acesso-ao-e-cac> para que um representante legal possa acessar os serviços em seu nome.

As medidas atendem às determinações da Lei nº 14.063/2020, que dispõe sobre aceitação e utilização de assinaturas eletrônicas, estabelecendo requisitos que conferem mais efetividade e segurança nas interações com serviços públicos.

A limitação não impedirá, nesse momento, o acesso por código de acesso aos serviços que não constam em lista descritiva abaixo e também não impede a criação de novos códigos de acesso, até que novas medidas de segurança e proteção de dados sejam adotadas.

A restrição ocorrerá em três etapas até o final de janeiro de 2024. Em novembro, os serviços abrangidos são os que constam da lista abaixo.

Etapa 1 – Novembro 2023 

  • Acessar Carnê-Leão     
  • Acessar o Sero – Serviço Eletrônico para Aferição     
  • Acompanhamento de Requerimentos à PGFN     
  • Agendamento de Atendimento Presencial     
  • Alteração de Dados Bancários p/ Restituição e Ress     
  • Autorizar Compartilhamento de Dados     
  • Autorizar e Desativar Débito Automático     
  • Cadastrar o Valor da Terra Nua (VTN) dos Municípios     
  • Cadastro de Dispositivos Móveis     
  • Cadastro, Consulta e Cancelamento – Procuração      
  • Comprovante de Inscrição no CPF     
  • Consultar regularidade do profissional contábil     
  • Cópia de Declaração     
  • Débitos Inscritos em Dívida Ativa da União     
  • e-AssinaRFB – Validar e Assinar Documentos Digitais     
  • Inscrever, Alterar, Consultar, Paralisar e Reativar    
  • Inscrição, Alteração e Consulta de Atividade Econômica    
  • Notificações e Autos relativos à Entrega de Declaração    
  • Notificações em Auditoria de Compensação em GFIP     
  • Obrigação Acessória – Formulários online e Arquivo.     
  • Opção de Impressão da DIRPF Exclusivamente no e-CAC.  
  • Retificação de Pagamento – Redarf 

O que é o Gov.br?
Trata-se de uma plataforma de autenticação do Governo Federal criada para facilitar a identificação e autenticação do cidadão. 

Essa plataforma permite o controle de acesso unificado, oferecendo um ambiente de autenticação digital único do usuário aos serviços públicos digitais, ou seja, com um único usuário e senha você poderá utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma de Login Único. 

Além disso, fornece um nível de segurança compatível com o grau de exigência, natureza e criticidade dos dados e das informações pertinentes ao serviço público solicitado. 

Através da plataforma, o cidadão tem acesso digital aos serviços públicos digitais, tais como: VRE (licenciamento de empresas), MEI (Microempreendedor Individual), INSS (auxílio emergencial), ENEM, e- CAC (Receita Federal), CTPS Digital (Carteira de Trabalho e Providencia Social digital), seguro-desemprego, entre outros.

 


 

Fonte: Jornal Contábil

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